Livre-se da insônia


Chega de olhar para o teto. Adote estas táticas e caia no sono:

-À noite, evite bebidas alcoólicas ou cafeinadas (café, chá preto e refrigerantes de cola) e cigarro (sim, ele também tira o sono).
-Desconecte-se. A luz da tela do computador prolonga a latência do sono (traduzindo, ele demora mais para chegar). Para algumas pessoas, a tela da TV faz o mesmo efeito.
-Se você malha à noite, note se não está aí a causa de sua insônia. Os especialistas recomendam exercícios físicos apenas até quatro ou cinco horas antes de dormir.
-Deixe o quarto silencioso e escuro. Não durma com abajur aceso, televisão ligada ou a luz do corredor acesa, pois a iluminação inibe a produção de melatonina, hormônio que regula o ciclo sono-vigília. E ventile o quarto: você sabe que, quanto mais quente a temperatura, mais difícil pegar no sono.
-Não fique rolando na cama. Se não consegue dormir, vá para a sala e leia ou assista TV até sentir sono. Daí, volte para o quarto. Muita gente começa a cochilar vendo os filmes da madrugada na cama, mas os especialistas não recomendam o hábito.



*Fonte: revista Men's Health, número 19.